Tomadas pela casa: se ligue nessas dicas
Cena comum da vida moderna: acabou a bateria do seu celular e você ainda precisa do aparelho em mãos, então, corre até o plugue mais próximo, se ajeita como pode, conecta o carregador e segue o que estava fazendo. Se identificou? Nós também, e não é só com o celular. Outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos ficam à espera do seu exclusivo lugar ao sol, ou melhor, às tomadas que nos rodeiam.
Para que saia por aí quebrando paredes, ou comprando extensões de fios e adaptadores, é fundamental que na hora da obra (ou reforma) seja planejado o número e a potência das tomadas que deverão ser instaladas em cada cômodo da casa. Isso tudo é mais fácil se tiver a disposição dos móveis e aparelhos já concretizadas no seu projeto.
Separamos boas dicas para acertar na instalação de tomadas em cada cômodo da casa.
Quarto
Cada lado da cabeceira deve contar com no mínimo duas tomada, supondo que usamos para abajur, rádio-relógio, carregador de celular etc. Se o quarto terá uma TV, então é necessário que providencie outro ponto de energia próximo ao local que será posicionada.
Sala de estar
Nesse ambiente, no mínimo, 4 tomadas devem ser instaladas perto da TV, pois ao redor dela gravitam outros aparelhos, como o decodificador de TV a cabo, DVD, home theater, vídeo game e por aí vai.
Tome cuidado! Não só os aparelhos, mas sua casa corre risco de acidentes quando um ponto de energia é sobrecarregado com o uso de adaptadores.
Sala de jantar
Um ponto de energia em cima do aparador é suficiente para o cômodo.
Banheiro
Dois pontos de energia acima do lavabo é o ideal, Atenção com aparelhos elétricos em contato com a água é indispensável.
Cozinha
Devem ser instaladas pensando na localização do refrigerador, fogão, micro-ondas, filtro de água entre outros eletrodomésticos de uso habitual como liquidificador e batedeira.
Área de serviço
No mínimo, 3 pontos de energia bem distribuídos contando com a máquina de lavar, secadora e ferro de passar.
Observações super importantes:
– Somente com o projeto em mãos é possível definir quantas tomadas requer sua casa;
– É essencial que na instalação sejam levadas em conta as necessidades do dia a dia do morador;
– Se houver necessidade de uma tomada de uso especial, é recomendado um circuito elétrico único pra ela;
– Atenção aos aparelhos que necessitam de tomadas especiais para funcionar, vide micro-ondas, geladeiras duplex e forno elétrico;
– O ar condicionado pode pedir uma tomada de grande potência, converse com seu eletricista e decidam pelo ponto ideal;
– A cozinha e a área de serviço necessitam de mais tomadas que os demais cômodos;
– A quantidade de tomadas deve ser sempre um pouco maior que a do mínimo calculado;